FRANÇOIS MOÏSE BAMBA VISITA A SAMBAPRETO


O Contador de Histórias e Ator FRANÇOIS MOÏSE BAMBA visitou a Escola SambaPreto no dia 21 de Novembro de 2019, proporcionando aos Professores e Alunos da SambaPreto uma rica troca de conhecimentos musicais acerca de temas como Metodologia de Ensino, Pedagogia Afrocentrada e Ancestralidade.
A Professora de Canto Letícia Afonso cantou um Vissungo, que são músicas praticadas por escravizados africanos, cantadas nas lavras de diamantes, e de ouro, nas cidades mineradoras de Minas Gerais. Apresentou também um Jongo “Cativeiro Acabou”. Jongo é uma dança de roda de origem africana.
Neste rico compartilhamento, Francois pode experimentar ritmos de matriz afro-brasileira no Tambor e cantar músicas de tradição de sua cultura. Seu país, Burkina Faso é um país africano que faz divisa com Mali, Níger, Benim, Togo, Gana e pela Costa do Marfim. Pertencente à casta de ferreiros, Francois foi iniciado como Contador de Histórias por seu pai, fortalecendo a relação dos Griots: tradição de preservar, transmitir e perpetuar sabedoria, conhecimentos, músicas e a cultura de seu povo.
Reconhecido internacionalmente, Francois participou de inúmeros festivais em países como Níger, França, Egito, Djibouti, Congo, Québec e Martinica. Reescreveu contos do Burkina Faso, que originaram  CD, DVD e livros publicados na França. Criou a companhia “Les Murmures de la Forge” e desde 2018 desenvolve o Festival Internacional dos Patrimônios Imateriais (transmissão de saberes e fazeres tradicionais), oportunizando uma imersão na diversidade cultural de Burkina Faso.
O Contador de histórias e ator participou de atividades gratuitas em Ouro Preto - MG e apresentou seu “Espetáculo de Contos: Palavras de Griots” com “Tradução em Cena” de Laura Tamiana, parceira desde 2017 em atividades entre seus países.
Em sinal de gratidão, recebeu um Berimbau e uma camisa da SambaPreto. Ao final da visita, Francois deixou importantíssimas mensagens à Comunidade Escolar SambaPreto, destacando que na África não há somente ele, mas uma multidão de pessoas pensando como nós e que nossas práticas estão diretamente ligadas à sabedoria e riqueza de conhecimento dos nossos ancestrais!











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROFESSOR LUCAS TORRES DESENVOLVE PEDAGOGIA SAMBAPRETO EM ANTÔNIO PEREIRA

MAESTRINA LETÍCIA AFONSO E ALUNOS DE CANTO DA SAMBAPRETO REALIZAM O 3º RECITAL DE CANTO

SAMBAPRETO COMEMORA 5 ANOS E DISTRIBUIRÁ 1825 LIVROS EM OURO PRETO